JORNADAS TEMPLÁRIAS PARA O CONHECIMENTO ECUMÉNICO

Posted on Updated on

As “Jornadas Templárias para o Conhecimento Ecuménico” decorreram nos passados dias 13, 14 e 15 de Abril/2018, em Lagos, no Algarve.

 

As Jornadas constituíram-se de um “Trivium”:

A – Integrando um conjunto de actividades, constituindo-se de uma “Feira de Cultura Regional”, com área expositiva da Ordem dos Templários, feira-do-livro, artesanato, doçaria regional e conventual; que decorreu no Armazém Regimental nos dias 13, 14 e 15.

B – Assim como, no dia 14, sábado, realizaram-se as Jornadas do Conhecimento propriamente ditas, no Auditório do Edifício da Câmara Municipal – Lagos Séc.XXI, entre as 09:30 e as 18:30, com um conjunto de palestras, por Dignitários convidados, que abordaram o tema proposto na perspectiva da corrente doutrinária, filosófica, sociológica, espiritual ou religiosa que professada por cada um dos ilustres convidados.

Cada prelecção durou até 40 minutos, em que o orador respectivo expôs a sua comunicação dentro do Tema escolhido para este Ano – Esperança e Caridade. As comunicações não foram sujeitas a período de perguntas nem a contraditório, procurando-se a construção de um Conhecimento Ecuménico, pelo reconhecimento e aceitação da diferença, a partilha de realidades, a abertura pelo entendimento a diferentes Verdades.

A abertura dos trabalhos decorreu com uma actuação musical, pelo Grupo Coral de Lagos, com trechos medievais dos Séc. XIV e XV.

As Jornadas Templárias tiveram entrada livre a Toda a Comunidade e Organizações. Todos foram muito bem-vindos.

A Organização esteve a cargo da Comenda de Laccobriga e contou com o alto-patrocínio da OSMTHU – Priorado Ibérico da Ordem do Templo, o apoio da Associação Lagoriente – Al-Gharb, da Associação Grupo Coral de Lagos, do Exército Português, da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos e da Câmara Municipal de Lagos, assim como o apoio de diversas Organizações da Sociedade Civil nacional.

Objectiva-se a elaboração de um resumo das comunicações das Jornadas, bem como a elaboração da Acta das Jornadas Templárias, com o objectivo final de publicação deste conhecimento e a divulgação do mesmo junto de diversos Organismos da Sociedade, assim como a sua difusão dentro da Ordem do Templo.

Foram convidados oradores representantes de Confissões Religiosas, de Instituições étnicas e convidados da sociedade civil, nomeadamente:

Igreja Católica Romana, Maçonaria Regular, Judaismo, Peregrinos de Santiago, Entidades de Solidariedade Social, Templários e Investigadores Académicos.

Considerando-se que este é um tema central, quer no ternário das virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade; quer na constelação mítica e histórica da identidade portuguesa; eis então o motivo primeiro da escolha do tema para esta primeira edição das Jornadas Templárias para o Conhecimento Ecuménico. Pelo que a Comenda de Laccobriga da OSMTHU deseja, desta forma, poder inculcar a semente em Todos aqueles que, durante este dia, buscaram o conhecimento ecuménico, a aceitação e a partilha, caminhando para um mundo melhor, mais fraterno, de paz, em que os valores crísticos sejam a bandeira que possamos elevar bem alto.

C – No dia 15, domingo, pela manhã, decorreu uma cerimónia solene, interna à Ordem mas aberta a todos os Irmãos de todos os Ramos Templários; chamamento que, de forma fraternal, teve eco e que, nesta celebração eucarística da Igreja Joanita Templária, a Egrégora saiu reforçada, os Irmãos preencheram os seus corações e cumprimos  mais uma etapa deste Caminho para a missão a que nos haviam incumbido.

Arrolamos aqui também, outra trindade, entre o Infante Henrique de Sagres, el-Rei Dom Sebastião e a Rainha Santa Isabel de Portugal. Ainda que vindos por caminhos diferentes, encontrar-se-iam ao centro, fundindo, num só, dois aspectos complementares da espiritualidade portuguesa. Pelo caminho de Sebastião vinha a esperança no resgate  espiritual e temporal do povo português. Pelo de Isabel, a universalidade do amor, aspecto central no impulso da dádiva e da caridade. Teríamos, então, a Esperança e a Caridade. E, de Henrique, o Navegador, temos esta bela terra de Laccobriga, capital de antanho do Reino do Algarve, sede deste caminho para Ocidente em busca do Oriente, herdeira do entreposto marítimo na demanda da Jerusalém.

Resta-nos, agradecendo a participação de todos, a Todos convidar e vincular para as segundas Jornadas Templárias para o Conhecimento Ecuménico, a realizar em 2019, em Lagos. Juntai-vos a Nós neste desígnio que a Todos nos envolve.

No nobis Domini, no nobis, sed Nomini Tuo da Glóriam

A Todos Vós, meus irmãos, Boas Jornadas.

 

PROGRAMA ::

 

+ Dr Luis de Matos, Prior Geral do Priorado Ibérico O::S::M::T::H::U::

+ Prof. Manuel Gandra, Apresentação do Livro: Alquimia

+ Dr Joaquim Jorge, Presidente da AMAYUR – Ayurveda

+ Dr Jaime Ramos, Presidente da Fundação A.D.F.P.

+ Pe José Manuel, Pároco da Praia-da-Luz

+ Drª Isabel Quirino, Psicóloga, Peregrina dos Cam. de Santiago

+ Ms Susana Karina, Tese Mestrado – Memórias de Santiago

+ Prof. Manuel Gandra, Filósofo, Investigador e Autor

+ Dr Luis Fonseca, Deputado Mestre em Portugal do G:.P:.R:.D:.H:.