III Conferência Internacional “Ordem do Templo – Cavalaria Espiritual – Templarismo”

Posted on Updated on

O Centro de Interpretação Templário de Almourol (CITA) de Vila Nova da Barquinha promoveu, no fim de semana de 13 e 14 de novembro, a III Conferência Internacional “Ordem do Templo – Cavalaria Espiritual – Templarismo”.

O auditório municipal acolheu alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais na temática, com oradores oriundos de países como Espanha, Estados Unidos, Croácia e Portugal: Luis de Matos (Chanceler da OSMTHU), Carlos Trincão (Professor e membro do TREF), Álvaro Barbosa (Arquiteto e ex-diretor do Convento de Cristo), Virgílio Alves (Filósofo e Técnico Superior na Administração Pública), João Pedro Silva (Investigador e membro da OSMTHU), Ernesto Alves Jana (Historiador e membro do TREF), Jefferson Perry (ex-militar), José Miguel Navarro (Senescal da OSMTHU perito em sistemas de segurança), Lovro Tomasinec (Croatian Order of Knights Templar O.S.M.T.H.) e Manuel J. Gandra (Investigador e Curador do CITA).

O evento foi marcado pelo lançamento do livro “Almourol – 850.º aniversário da sua fundação, no contexto da Ordem do Templo em Portugal”, efeméride que se assinala este ano.

Marcaram presença na conferência Fernando Freire, Presidente da Câmara Municipal, e Paula Pontes, Vereadora do Pelouro da Cultura. A iniciativa contou ainda com a animação musical de Fernando Espanhol, num registo de música medieval.

O Centro de Interpretação Templário Almourol é o primeiro do género em Portugal. Dispõe de uma sala de exposição permanente, espaço de exposições temporárias e de uma sala de projeção de filmes sobre a temática dos templários. No mesmo edifício funciona também a Biblioteca – Arquivo Templário, que dispõe de um vasto acervo literário dedicado a este tema, fruto das doações de Teresa Furtado e de Manuel J. Gandra.

Centro de Interpretação Templário de Almourol Largo 1.º Dezembro2260-403 Vila Nova da Barquinha Tel.: 249720358E-mail: cita@cm-vnbarquinha.ptHorário:- Dias úteis: 9h00 às 12h30 / 14h00 às 17h30- Fins de semana/feriados: 10h00 às 13h00 / 15h00 às 18h00(encerra à 2.ª feira de 1 de outubro a 30 de abril).