Podemos Precisar de Si – 2021

Posted on Updated on

O Verão de 2021 tem sido marcado por violentos incêndios florestais em várias regiões do Mediterrâneo, incluindo partes da Turquia, Itália, Espanha e Grécia. Grandes áreas de floresta foram devastadas, habitações, explorações agrícolas e industriais arrasadas pelo fogo, tendo-se registado múltiplas vítimas mortais.

Em Portugal a época de incêndios é habitualmente severa. Em resposta às necessidades das forças de Protecção Civil e Bombeiros, os Templários do Algarve reuniram ao seu redor os esforços de muitos irmãos e irmãs de todo o país numa operação realizada durante os incêndios de Monchique em 2018 que resultou na criação de um Centro Logístico permanente para activação situações idênticas [templars.wordpress.com/2018/08/07/podemos-precisar-de-si/].

Um incêndio florestal de grandes proporções tem lavrado nos Concelhos de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Tavira nas últimas 48 horas, assolado por ventos fortes e ameaçando habitações e populações em várias localidades.

À última contagem estavam envolvidos no combate às diversas frentes do incêndio mais de 600 bombeiros, muitas dezenas de viaturas e 5 meios aéreos. A área ardida ultrapassava já os 9.000 hectares numa taxa de expansão de 650 hectares por hora.

Ao longo das últimas horas foram lançados diversos apelosc oficiais para a disponibilização de bens de apoio aos operacionais no terreno. Apesar da resposta pronta das diversas Autarquias e Associações locais, a situação tem-se agravado, pelo que o Templar Corps considera relevante activar o seu Centro Logístico e colocar-se ao serviço das populações locais e das forças de Protecção Civil.

APELO

Apelamos a todos os nossos membros, amigos, simpatizantes e a todas as pessoas preocupadas com a situação dos incêndios florestais a contribuir com bens do seguinte teor:

  • – Garrafas de água
  • – Leite
  • – Bolachas
  • – Enlatados
  • – Barras de energia
  • – Toalhitas húmidas
  • – Soro fisiológico
  • – Meias
  • – Luvas de trabalho
  • – Medicamentos não sujeitos a receita médica

INSTRUÇÕES ADICIONAIS

ATENÇÃO: Não são aceites contribuições em dinheiro; apenas os géneros elencados acima.

As contribuições em género poderão ser entregues nos seguintes locais:

ARRAIOLOS
Morada
Contacto: Rui Herdadinha, tel / mail

LAGOA
Sede do Corpo de Serviço Templário – Algarve
Rua dos Serralheiros, Lote 3, Sitio do Pateiro Zona Industrial, 8400-651 Parchal
Contacto: Jorge Amador, tel: 96.701.78.36
Facebook: facebook.com/TemplarCorpsAlgarve/

LISBOA
Recolha a fazer na 5ª feira, pelas 18h no parque da Gare do Oriente
Contacto: Miguel da Fabiana, tel: 91.750.04.02

CONTACTO GERAL
secretary@templarcorps.org

Pode encontrar o Apelo Oficial do Templar Corps International AQUI.

Pode encontrar o Documento de Apelo AQUI.


NA MEDIA

RTP

SAPO

Jornal de Notícias