Festa de São João e Novas Comendadorias em Portugal

Posted on Updated on

Celebrou-se no passado dia 24 de Junho de 2017 em Arraiolos mais uma importante data na história do Priorado Ibérico da OSMTHU, a comemoração da Festa da Luz, de São João Baptista.

Este ano a alegria foi maior porque a Ordem estabeleceu nesse dia 3 novas Comendadorias, recebendo ainda um número significativo de Escudeiros que assim iniciam os seus estudos mais aprofundados no ideal da Cavalaria Espiritual Lusitana, depois de um período como Noviços em que tiveram a oportunidade de se familiarizar com os princípios da Cavalaria universal.

A festa iniciou-se a meio da tarde com um convívio típico, onde não faltaram as tradicionais sardinhas e o churrasco, em que participaram todos os irmãos e irmãs, bem como as famílias, vindos de várias partes do país, alguns percorrendo largas centenas de quilómetros, outros vindo logo dali do lado.

Ao final da tarde o Comendador Rui Herdadinha teve a oportunidade de lembrar algumas das lendas de Arraiolos, nomeadamente da cabeça da Igreja do Convento de Nossa Senhora da Assunção, onde iriam decorrer as cerimónias. Após uma rápida visita ao Castelo, a tempo de apreciar o por do sol alentejano que já é bem familiar aos membros mais antigos da Ordem, rumou-se ao Convento para iniciar a parte litúrgica do dia.

A Ordem reuniu em Capítulo Nacional, presidido pelo Grão Prior Geral. Após algumas curtas comunicações, em que se recordou a passagem dos Irmãos Ronald Cappello e Fernando de Toro-Garland, duas figuras incontornáveis para a Ordem a nível internacional, mas particularmente para o Priorado português, os Comendadores tiveram a oportunidade de informar o Prior e a congregação do decorrer dos seus projectos, os quais começam a ganhar ritmo e permitem prever um ano de 2017 / 2018 muito frutuoso.

Procedeu-se então à cerimónia de investidura das Comendadorias. Tratando-se de um encargo da Ordem sobre um Irmão, o ritual, apesar de simples, é carregado de significado e levado a cabo tal como o era na idade média, com igual intensidade e solenidade. Estabelece-se um vínculo pessoal e de confiança, mais que um laço, uma verdadeira atadura, cujo rompimento representaria o ato simbólico contra-iniciático correspondente e a correspondente punição in ordine e in theatrum mundi. Não é coisa para levar de ânimo leve.

Foram então investidos em funções o Comendador de Lisboa, das Chagas, Irmão Luis Fonseca, KCOT; o Comendador de Laccobriga, Irmão Vitor Varela Martins, KCTJ e o Comendador do Condado de Arraiolos, Irmão Rui Herdadinha, KCTJ.

O Comendador de Lisboa, das Chagas, recebe a investidura

O Comendador de Laccobriga recebe a sua investidura

O Comendador de Arraiolos recebe a investidura

Finalmente procedeu-se à recepção de Escudeiros, cerimónia que remete para uma série de leituras de carácter instrutório e lendário, rematada pelo compromisso de serviço e o vestir da Alba, primeira veste na Ordem.

A Ordem agradece à Pousada do Convento de Nossa Senhora da Assunção, na pessoa do seu Director, a amabilidade com que nos acolheram. A Ordem agradece ainda publicamente ao Comendador Rui Herdadinha e sua família pelo seu empenho, bem como a todos os Irmãos e Irmãs que contribuíram decisivamente para uma festa cuja recordação será difícil esquecer, quer tenha sido com o seu trabalho e dedicação (não faltaram comida, bebida e sobremesas), quer tenha sido pela sua alegre presença. Por sua causa, o dia mais longo do ano foi um Dia Maior.

A presente estrutura do Priorado nacional é hoje a que está expressa no seguinte gráfico.

Advertisements