Aula Livre – Mosteiro dos Jerónimos

Posted on

jeronimos2015

Perto do local onde o Infante D. Henrique, em meados do séc. XV, mandou edificar uma igreja sobre a invocação de Sta. Maria de Belém, quis o rei D. Manuel I construir um grande Mosteiro. Para perpetuar a memória do Infante, pela sua grande devoção a Nossa Senhora e crença em S. Jerónimo, D. Manuel I decidiu fundar em 1496, o Mosteiro de Sta. Maria de Belém, perto da cidade de Lisboa, junto ao rio Tejo. Doado aos monges da Ordem de S. Jerónimo, é hoje vulgarmente conhecido por Mosteiro dos Jerónimos.

A visita irá concentrar-se na vertente mitológica e simbólica do incontornável monumento. Iremos explorar o contexto histórico das Descobertas, bem como da época da sua construção sob a Dinastia de Avis. Iremos conhecer melhor os construtores e artífices, o programa iconográfico e, na senda de António Telmo na sua pioneira “História Secreta de Portugal”, navegar os claustros e os seus mistérios, indo até onde a conversa nos levar. Não esqueceremos Camões e Pessoa.

A visita terá lugar no dia 17 de Maio, iniciando-se pelas 14h30 e terminando 18.30h, sendo guiada por Luis de Matos (ver: universatil.wordpress.com).

As inscrições são limitadas e devem estar concluídas até dois dias antes da visita por imposições logísticas do próprio Mosteiro.

A visita tem um custo de 10€ por pessoa + entrada no monumento* (ver: mosteirojeronimos.pt)
Inscrições prévias: ihshi@mail.com

* para alunos do Curso Livre Templários e Templarismo da Universidade Lusófona, bem como membros da OSMTHU a visita é gratuita e apenas devem pagar a entrada no monumento, contudo DEVEM INSCREVER-SE de modo a garantir a participação.