Novos Escudeiros, Cavaleiros e Damas no Priorado Ibérico

Posted on

2014_06_02_600

Uma vez mais o Pentecostes foi a ocasião mágica escolhida para se proceder à recepção de novos membros no Priorado Ibérico, desta vez numa bela cerimónia conduzida pela Comendadoria de Sintra num lugar ocluso no meio das planícies do Alentejo.

As cerimónias tiveram a duração de dois dias. No primeiro os novos Escudeiros tiveram a sua última sessão de instrução antes de se comprometerem com a Ordem. A instrução falou sobre o serviço, sobre o papel que o Escudeiro tinha nas antigas Ordens de Cavalaria e de como esse papel se traduz simbolicamente nos dias de hoje.

Depois que cada um dos novos Escudeiros foi admitido ao serviço da Ordem, as cerimónias foram suspensas de modo a que a capela pudesse ser arrumada para a Vigília do Pentecostes, durante a qual dois Escudeiros que tinham sido admitidos no ano passado fossem armados respectivamente Cavaleiro e Dama da Ordem.

2014_06_03_600

Guarda à Torre durante a Vigília do Pentecostes

A Vigília teve lugar, tal como é tradicional, ao longo de toda a noite. Aos dois Escudeiros foram dados textos sagrados e comentários doutrinais para meditação, incluindo uma secção do “Livro da Ordem de Cavalaria”, de Ramon Llull.

Logo que a aurora despontou a Comendadoria procedeu às cerimónias de armação, que foram concluídas durante a manhã de Domingo com um pequeno-almoço leve no parque florestal contíguo.

O Priorado da Ibéria deseja dar os parabéns ao novo Cavaleiro Rui Bento, KTJ e Dama Ana Bru, DTJ. Fazemos votos para que eles possam encontrar um caminho de significado profundo nas suas buscas espirituais neste novo estágio das suas vidas. O Priorado deseja igualmente dar os parabéns aos novos Escudeiros e Escudeiras, reafirmando a esperança de que possam agora ver a Cavalaria como uma força viva, em vez de mera letra morta nas páginas poeirentas de um livro velho.

2014_06_01_600

Parte da equipa que conduziu o ritual (Comendadoria de Sintra, Prioratus Ibericus, Osmthu)