Manuscritos e desenhos de Da Vinci em arquivo digital

Posted on Updated on

hvmn.jpg 

Os manuscritos e desenhos originais de Leonardo da Vinci podem ser consultados, pela primeira vez, através de um arquivo digital, o E-Leo, desenvolvido pela Biblioteca Leonardiana e que foi apresentado este ano.

O arquivo ajuda a compreender e a decifrar as complicadas notas de Leonardo da Vinci e pequenos desenhos graças a um avançado programa informático, informou em comunicado a Biblioteca Leonardiana, da localidade italiana de Vinci.

Mais de 6.000 páginas de manuscritos e desenhos de Leonardo da Vinci, que viveu entre 1452 e 1519, podem ser consultados gratuitamente, graças a uma iniciativa desenvolvida pela Biblioteca e que conta com financiamento da União Europeia.

A Biblioteca Leonardiana, inaugurada oficialmente em 1928 e que alberga a ampla obra de Leonardo da Vinci desde 1651, decidiu criar o E-Leo para que seja possível ler, estudar e compreender Leonardo da Vinci, pode ler-se na nota.

O E-Leo oferece a possibilidade de consultar em profundidade os manuscritos, cujas páginas estão reproduzidas em alta definição e os desenhos, além de oferecer um índice semântico e um glossário completo para decifrar a linguagem científica e técnica do Renascimento utilizada por da Vinci.

O glossário será ainda aperfeiçoado de forma a oferecer a terminologia própria da mecânica teórica, as matemáticas, a anatomia, sistema óptico e arquitectura.

O projecto E-Leo pretende ir mais além da vasta obra de Leonardo da Vinci e o objectivo final é realizar um arquivo digital de manuscritos da História da Ciência e da Técnica do período medieval e do Renascimento. Para atingir esse objectivo a Biblioteca está já em contacto com centros de estudo franceses e alemães.

O arquivo E-Leo pode ser consultado através do endereço www.leonardodigitale.com.

Diário Digital / Lusa

Advertisements

3 thoughts on “Manuscritos e desenhos de Da Vinci em arquivo digital

    samul said:
    December 10, 2008 at 11:08 am

    gostei

    Bruno said:
    April 22, 2009 at 6:18 pm

    É de facto uma mais valia para todos nós, que nos sentimos tambem templarios, poder ter esta obra aberta para que se desvendem alguns misterios

    Muito bom

    Vanessa Kallyne' said:
    February 17, 2010 at 3:46 pm

    As melhores pinturas sao de Leonardo Da Vinci
    porquê ele expressa seus sentimentos nessas pinturas.

Comments are closed.