Posted by: Luis Matos | July 5, 2007

Arte a Apodrecer à Espera de Luz

guad.jpg 

Ilustrações e reproduções em estatuária que constituem a exposição sobre o culto da Virgem Negra estão a apodrecer desde Setembro de 2006 porque o local que a alberga – a Ermida de N.ª S.ª de Guadalupe – espera ligação à rede de electricidade.

Classificada como Monumento Nacional, a ermida (que integra uma capela templária com seis séculos e uma casa agrícola transformada em centro de acolhimento) fica em Raposeira, Vila do Bispo. É um dos exemplos mais antigos do gótico em Portugal e o único vestígio templário no Algarve.

Local iniciático, que atrai maçons estrangeiros, não serve a qualquer culto religioso em particular e, até 2002 (data em que sofreu obras de recuperação), era destino de duas romarias populares. A intervenção, orçada em 866,7 mil euros – comparticipados em 75 por cento por fundos comunitários – renovou o conjunto mas, de acordo com Cristina Farias, chefe da Divisão de Obras da Direcção Regional de Faro do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), ainda necessita de mais obras: restaurar o telhado e algumas pedras e colocar vitrais na capela e fazer uma drenagem periférica e ventilar o centro de acolhimento.

É precisamente no centro de acolhimento que se encontram as peças que compõem a mostra. Uma situação que Cristina Farias diz ter herdado. Aliás, ao CM a responsável afirmou desconhecer a razão que levou à montagem da exposição antes da conclusão do restauro e da chegada da electricidade. Mas, adianta, “até Julho ou Agosto, tudo ficará em condições”.

TEMPLÁRIOS

A Ermida de N.ª S.ª de Guadalupe é o único vestígio templário no Algarve. Há testemunhos de visitas do Infante D. Henrique à capela, que tem dos mais raros capitéis iniciáticos da Europa.

FENÓMENO EUROPEU

CULTO

O culto da Virgem Negra é um fenómeno europeu que vem da Idade Média. As imagens são de madeira de cedro do Líbano ou ébano. São negras e mostram uma virgem sentada. A da Ermida algarvia, talvez uma cópia, foi roubada há 18 anos.

CUSTOS

A montagem da exposição poderá rondar os 80 mil euros e metade já está paga. Ligar a linha de baixa tensão, do poste colocado há duas semanas, ronda os cinco mil euros. A ligação está aprovada, mas falta a adjudicação.

ERROS

O IPPAR cometeu dois erros na promoção da Ermida: no site, a capela está invertida (na realidade, a rosácea está desviada do centro para a direita) e, no mapa do folheto disponível no local, a capela está do lado errado da estrada.

in Correio da Manhã por Paulo Marcelino

Para saber mais: Excelente artigo sobre a Ermida de Guadalupe

About these ads

Responses

  1. Excelente Artigo! Os meus parabéns!

    Mas esclareça-me, quais as bases para que se afirme ser o único vestígio templário no Algarve? E quais a certezas da sua “filiação” templária?

  2. Sempre que passo por Sagres faço questão em visitar esta pequena igreja. Antes de saber mais sobre ela havia algo que me intrigava:
    1- a sua localização (um local agreste, diga-se de passagem);
    2- O facto de ser templária. De facto é a única presença registada em todo o Algarve. Quando se olha o mapa da presença templária, a ermida surge totalmente isolada;
    3- Infante D. Henrique, a Ordem de Cristo, a escola de navegação, os descobrimentos… tudo concentrado nesta pequena área. Esta ermida parece-me ter jogado um importante papel na nossa história.

  3. [...] 10. (-) Arte a Apodrecer à Espera de Luz [...]


Categories

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 55 other followers

%d bloggers like this: